Liberdade pra mim é isto: Não ter medo

Nina Simone não foi apenas uma cantora de Jazz dos anos 60. Foi uma grande ativista pelos direitos civis norte-americanos. No auge de sua carreira, Nina decidiu mudar de gravadora e a partir de então, mensagens de protesto a favor dos direitos civis são presentes em diversas canções de seus repertórios, tornando-se parte das duas apresentações.

Nina Simone, além de cantora, foi ativista pelos direitos civis norte-americanos

Nina Simone, além de cantora, foi ativista lutando pelos direitos civis norte-americanos

Neste documentário original do NetFlix, podemos ver que mesmo sendo tudo isso no meio artístico, Nina era na verdade uma pessoa que sentia totalmente perdida no mundo em que se inseriu. A história nos choca e nos deprime a cada cena, onde vemos uma mulher tão forte que sofreu de diversas formas, seja na exaustão do trabalho, na vida doméstica ou na atuação absurdamente intensa no meio político.

Com depoimentos de seu ex-marido, sua filha, amigos da banda e de sua vida, entre outros, o documentário nos permite conhecer a Nina Simone mulher, a Nina Simone ser humano, a Nina muito além dos palcos. Do início de sua vida, onde teve uma infância pobre na Carolina do Norte, a ascensão e queda de sua brilhante carreira, até o fim da vida na França.

Produção da Netflix aborda vários aspectos da vida de Nina

Produção da Netflix aborda vários aspectos da vida de Nina

What Happened, Miss Simone? É uma sacada de mestre da Netflix, não é a toa que lhe rendeu uma indicação ao Oscar de 2016. É algo obrigatório de se assistir não somente por quem gosta de música ou da artista e sim para conhecer a trajetória de uma das mulheres mais relevantes da história política e musical dos anos 60. Que muito além dos palcos, enfrentava todos os seus medos e demônios, e teve coragem de encarar tudo isso de peito aberto buscando a liberdade que tanto desejava.

Ficha Técnica

091283

WHAT HAPPENED, MISS SIMONE?

Produção: Netflix,
Gênero: Biografia, Documentário
Data de Lançamento:22 de Janeiro de 2015
Tempo de Duração: 101 minutos
Direção: Liz Garbus
Roteiro: Liz Garbus

SINOPSE:
A vida da cantora, pianista e ativista Nina Simone (1933-2003). Usando gravações inéditas, imagens raras, diários, cartas e entrevistas com pessoas próximas a ela, o documentário faz um retrato de uma das artistas mais incompreendidas de todos os tempos.

 

 

Netflix | What Happened, Miss Simone? (Crítica)
Direção
Roteiro
Montagem
Fotografia
Trilha Sonora
5.0Pontuação geral
Avaliação do leitor: (0 Votos)

Comentários

comentários