“Perfeito para ser visto em família”

Lançado no Japão em Julho de 2008, Ponyo: Uma Amizade que Veio do Mar (Gake no Ue no Ponyo), só chegou ao Brasil dois anos depois. Produzido pelo Studio Ghibli, um estúdio de animação japonês mundialmente aclamado e com mais de 20 títulos lançados, o filme conta a inocente história de amor e amizade entre Ponyo, uma peixinha filha de um grande espírito das águas, e Sōsuke, um menino humano de cinco anos, misturando elementos do conto A Pequena Sereia, do dinamarquês Hans Christian Andersen, com lendas orientais.

Divulgação Playart

Divulgação Playart

Curiosa a respeito do mundo da superfície, a peixinha Ponyo decide escapar do oceano, onde vive com suas irmãs e seu pai, um feiticeiro e cientista que já foi humano. Em sua jornada, Ponyo conhece Sōsuke, com quem desenvolve um forte laço de amizade, e decide, portanto, viver em terra. Para isso, ela precisa enfrentar uma série de obstáculos, como a objeção dos pais e o fato de ter que se tornar humana, em um mundo repleto de magia e espíritos lendários.

As maiores características das animações do Studio Ghibli e do diretor e roteirista Hayao Miyazaki (Meu Amigo Totoro; A Viagem de Chihiro), como os cenários grandiosos, a temática do homem como uma ameaça ao planeta e as criaturas mitológicas também estão presentes em Ponyo: Uma Amizade que Veio do Mar. Dos filmes produzidos pelo estúdio, Ponyo está entre os de temática mais infantil, mas nem por isso deixa de abordar temas de impacto. A poluição marinha, por exemplo, é um ponto bem destacado, especialmente nos problemas que surgem entre os espíritos e criaturas das águas e os seres humanos.

PONYO_2

Divulgação Playart

Visualmente, Ponyo é tão delicado quanto o próprio roteiro. As imagens da cidade onde a história se passa, inspirada em um parque nacional japonês, poderiam facilmente ser transformadas em quadros. As cores claras predominam, e a montagem em ritmo lento e a trilha sonora doce acompanham bem o tom do filme. Apesar de simples, o roteiro conquista pelo bom desenvolvimento da história e pureza dos personagens, tornando Ponyo um clássico do Studio Ghibli. Indicado na categoria de Melhor Filme no Festival de Veneza (Itália) em 2008, Ponyo: Uma Amizade que Veio do Mar é uma animação repleta de lições sobre amizade, respeito ao próximo e coragem, perfeito para ser visto em família.

PONYO_POSTER

 

Ponyo: Uma Amizade que Veio do Mar (Gake no Ue no Ponyo)

Distribuidor/Produtora: Toho/ Studio Ghibli Trailer:

Gênero: Animação, Infantil, Aventura

Classificação Etária: Livre Data de Lançamento : 02 de Julho de 2010 ( Brasil )

Tempo de Duração: 1h 41min

Direção: Hayao Miyazaki

Roteiro: Hayao Miyazaki

Produção: Toshio Suzuki

Elenco: Tomoko Yamaguchi (Lisa), Kazushige Nagashima (Kōichi), Yuki Amami (Mãe do Oceano), George Tokoro (Fujimoto), Yuria Nara (Ponyo), Hiroki Doi (Sōsuke), Kazuko Yoshiyuki (Toki), Tomoko Naraoka (Yoshie), Akiko Takeguchi (Noriko)

SINOPSE: Após escapar do oceano e do controle de seu pai, a princesa peixinha Ponyo faz amizade com Sōsuke, um garotinho de cinco anos, e decide se tornar humana para que possa ficar em terra com ele. Para realizar seu desejo, Ponyo está disposta até mesmo a enfrentar as consequências do mundo mágico de onde veio.

Netflix | Ponyo: Uma Amizade que Veio do Mar (Crítica)
Roteiro
Direção
Elenco
Técnica
Fotografia
3.5Pontuação geral
Avaliação do leitor: (1 Voto)

Comentários

comentários