NETFLIX | ONE DAY AT A TIME - TEMPORADA 1 (CRÍTICA)
Direção
Roteiro
Elenco
Fotografia
Adaptação
4.5Pontuação geral
Avaliação do leitor: (0 Votos)

‘OBRA SINGULAR FUNCIONA TAMBÉM COMO HOMENAGEM AO CLÁSSICO DOS ANOS 70’

Mais de três décadas se passaram desde a famosa série de comédia One Day At a Time, estrelando uma das maiores atrizes da época, Bonnie Franklin (The Law, 1974; I Hate Exercise, I Love To Tap, 1984). Desde sua estreia, em 1975, foram nove positivas temporadas exibidas pela CBS até seu término em 1984, e uma legião de fãs órfãos. Décadas depois, a Netflix resolveu reviver o clássico sitcom, agora estrelando Justina Machado (Premonição 2, 2003; Uma Noite de Crime: Anarquia, 2014) no papel principal, e fazendo da versão 2017 uma ótima homenagem.

A nova versão do clássico não tenta ser uma modernização da obra de 74, mas resgata a mesma essência e diálogo: a trama segue a rotina de Penelope (Justina Machado), seus dois filhos, Elena (Izabella Gomez) e Alex Alvarez (Marcel Ruiz), e sua mãe, Lydia (Rita Moreno), em um pequeno apartamento na Flórida, Estados Unidos. O ano de estreia ambienta-se no período do aniversário de 15 anos da filha mais velha, quando tem de passar por uma tradição cubana.

O ano de estreia ambienta-se no período do aniversário de 15 anos da filha mais velha

Produzido e escrito por Gloria Calderon Kellet (How I Met Your Mother, 2005-10) e Mike Royce (Everybody Loves Raymond, 1999-2005), One Day At a Time aborda de forma natural temas relevantes atualmente. Em época em que o preconceito anda mais evidente em todo lugar, a série impõe uma mensagem moral sobre a homossexualidade e o quanto a religião e a cultura podem afetar o julgamento familiar nesses casos. Essas subtramas são bem introduzidas e desenvolvidas sem que questões sociais afetem o principal propósito da obra: divertir. Kellet introduz também sem sair do contexto inicial temas como o machismo, e brinca com questões culturais ao representar um povo vivendo em terras desconhecidas. Tudo isso em cima do núcleo dramático que envolve a personagem principal, a responsabilidade, a independência e as dificuldades de ser mãe solteira. Um quadro que representa bem a situação atual. Além disso, o mais importante, a comédia é hilária e na medida certa; os atores mostraram um timing afiado no roteiro descontraído de Kellet e Royce, e nenhum personagem fica para trás.

Os atores mostraram um timing afiado no roteiro descontraído de Kellet e Royce

No cast principal, Justina Machado interpreta uma Penelope volátil, cujo temperamento muda constantemente ao longo da temporada. A atriz sabe se adaptar a personagem e transita de uma situação a outra naturalmente, mantendo o ritmo até uma ‘season finale’ emocionante; a veterana Rita Moreno (Cantando na Chuva, 1952) tem, como Lydia, uma imagem de muitas avós e um dos papéis mais engraçados do show. O talento de Moreno faz de todos os seus diálogos únicos tanto para divertir quanto emocionar; a dupla de crianças Izabella Gomez e Marcel Ruiz mostra que têm potencial para crescer na Indústria com papéis extrovertidos, mas nada complexo; e Todd Grinnel, a surpresa na comédia com seu inconveniente Scnheider.

A fotografia entra em harmonia com o verão da grande Flórida. A vivacidade nas cores dos cenários e no figurino destacam a intensidade da personalidade cubana, muito bem representados pelos personagens latinos. É uma série que mesmo antes de conferir já chama atenção pela tonalidade alegre dos produtos de divulgação, e não decepciona no projeto final.

É uma série que mesmo antes de conferir já chama atenção pela tonalidade alegre

A versão 2017 de One Day At a Time pode ser vista tanto como uma homenagem ao show de 1975 quanto um produto de comédia que funciona sozinho. É uma sitcom de qualidade, com uma história que conta muito mais do que parece, ótimas atuações, diálogos engraçados e uma fotografia leve e alegre. Bonnie Franklin se orgulharia.

Ficha Técnica

ONE DAY AT A TIME | 1ª TEMPORADA
Distribuidor: Netflix
Gênero: Comédia
Data de Lançamento: 06 de Janeiro de 2017
Tempo de Duração: 379 minutos
Direção: Pamela Fryman
Roteiro: Audra Sielaff, Becky Mann, Gloria Calderon Kellett, Mike Royce.
Produtores:Benji Samit,Dan Hernandez,Gloria Calderon Kellett.

Elenco: Isabella Gomez (Elena),Justina Machado (Penelope) Marcel Ruiz (Alex), Rita Moreno (Lydia Riera, 13 episodes), Todd Grinnell (Schneider)Ariela Barer (Carmen) Eric Nenninger (Scott),  Fiona Gubelmann (Lori), Lily Rains (Michelle),  Polina Frantsena (Abby), Thomas Barbusca (Finn).

 

Sinopse: Remake de One Day At a Time é uma produção do site de streaming Netflix, que encomendou a produção de treze episódios para a primeira temporada. Na versão do Netflix, a série será estrelada por Justina Machado. Na história, Justina é Penelope, uma ex-militar divorciada que precisa se adaptar à sua nova vida de solteira. Com ela moram sua filha adolescente, seu filho extremamente sociável, e sua mãe, uma cubana da velha guarda, interpretada por Rita Moreno. A família ainda conta com a ajuda de Schneider, o zelador do prédio.

Comentários

comentários