“Vencedor do National Syndicate of Film Journalists 2015 como Melhor Elenco”

Baseado na obra Decamerão, de Giovanni Boccaccio, o filme Maravilhoso Boccaccio (Maraviglioso Boccaccio) se inicia em 1348. Para fugir da peste que assola Florença, um grupo de jovens (sete moças e três rapazes) decidem se isolar em uma casa de campo no interior. Como uma forma de passar o tempo e desocupar a mente dos dilemas morais que enfrentam, os jovens decidem que, a cada dia, uma história será contada. Não há restrição de tema, o que faz com que os contos sejam bem variados, refletindo a personalidade de cada narrador.

Divulgação Festival do Rio

Divulgação Festival do Rio

Os irmãos italianos Paolo e Vittorio Taviani (César deve Morrer) dividem o roteiro e a direção; os dois sempre trabalham juntos, e pretendem continuar a fazê-lo em projetos futuros. Maravilhoso Boccaccio tem características bastante comuns aos filmes dos irmãos, como os conflitos humanos, sejam eles internos ou em sociedade, e temas como guerra, revolução e doença.

O foco de Maravilhoso Boccaccio está nos personagens. Seus medos, desejos e culpas são bastante explorados, o que os torna interessantes individualmente, despertando o interesse do espectador, tanto na história central quanto em cada conto. No entanto, fica a sensação de que ainda há espaço para aprofundar as distintas personalidades dos dez personagens da história central.

Divulgação Festival do Rio

Divulgação Festival do Rio

O visual do filme também é um ponto a ser destacado. Os cenários da Itália medieval, filmados na região da Toscana, impressionam, com propriedades antigas e campos extensos. As cores fortes e com bastante contraste estão nas paisagens e nos figurinos, em especial nas roupas das sete moças principais.

Indicado a duas categorias do Prêmio italiano David di Donatello (Melhor Design de Produção e Melhor Figurino) e vencedor do National Syndicate of Film Journalists 2015 como Melhor Elenco, Maravilhoso Boccaccio é, principalmente, um filme arte, com características teatrais. O ritmo lento não tem como objetivo empolgar espectador. No entanto, a dinâmica de diferentes histórias, em tons variados e narradas pelos próprios personagens o torna intrigante, uma vez que estamos sempre pensando no que está por vir.

 

MARAVILHO_BOCCACCIO (2) MARAVILHOSO BOCCACCIO (MARAVIGLIOSO BOCCACCIO)

Distribuidor/Produtora: Stemal Entertainment, Cinemaundici Film

Gênero: Drama, Romance, Comédia

Classificação Etária: 12 anos

Data de Lançamento: 10 de Dezembro de 2015

Tempo de Duração: 2h 01min

Direção: Paolo e Vittorio Taviani

Produtores: Luigi Musini e Donatella Palermo

Roteiro: Paolo e Vittorio Taviani

Elenco: Lello Arena (Duke Tancredi), Paola Cortellesi (Badessa Usimbalda), Carolina Crescentini (Isabetta), Flavio Parenti (Nicoluccio Cacciamanico), Vittoria Puccini (Catalina), Michele Riondino (Guiscardo), Kim Rossi Stuart (Calandrino), Riccardo Scamarcio (Gentile Garisendi), Kasia Smutniak (Ghismunda), Jasmine Trinca (Giovanna).

 SINOPSE:

Para fugir da peste que atingiu Florença, na Itália, um grupo de jovens se isola em uma casa de campo no interior do país. Como uma forma de distração, decidem contar histórias uns para os outros, enquanto tentam decidir se devem ou não voltar para a cidade afetada pela doença.

Crítica | Maravilhoso Boccaccio
Roteiro
Direção
Elenco
Design de Produção / Figurino
Fotografia
Edição
Pontos Positivos
  • Elenco
  • Figurino
  • Fotografia
3.6Pontuação geral
Avaliação do leitor: (4 Votos)

Comentários

comentários