CRÍTICA | REAL - O PLANO POR TRÁS DA HISTÓRIA
Direção
Roteiro
Elenco
Trilha Sonora
Produção
4.0Pontuação geral
Avaliação do leitor: (0 Votos)

‘INCERTEZA POLÍTICA E UMA ECONOMIA COM NÚMEROS ALARMANTES NA INFLAÇÃO’

Desde sua descoberta, o Brasil já passou por muitas crises em todas os seus setores. Muitos acreditam que o momento no qual vivenciamos é o mais grave e com pequenas chances de recuperação.  Talvez essa crença e a falta de esperança venha do não testemunho de uma época em que convivíamos com a incerteza política e uma economia com números alarmantes na inflação.

Esse cenário econômico e político fracassado do nosso passado, é o enredo do novo filme do diretor Rodrigo Bittencourt chamado Real: O Plano Por Trás Da História. Ambientado no começo dos anos 90, logo após o impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Melo, a produção conta a história verídica de Gustavo Franco (Emílio Orciollo Neto), economista e professor acadêmico, que em conjunto com outros profissionais da área, formou a força-tarefa que criou o plano econômico Real, salvando o país da sua mais grave crise financeira.

Baseado no livro “3.000 Dias no Bunker – Um Plano na Cabeça e um País na Mão” de Guilherme Fiuza, o filme mostra os bastidores da Política Brasileira naquela época, com todas as suas contradições, politicagem e os personagens bem conhecidos de todos e que de alguma forma contribuíram na trajetória política do Brasil. Tudo isso acompanhado de diálogos, piadas e sátiras recheados de críticas sociais, políticas e econômicas bem atuais, debatendo a grande questão existente hoje na sociedade: Direita x Esquerda.

Além do roteiro, a produção também contribuem muito para o contar do enredo e o entender do momento histórico, com a caracterização dos atores, bem parecido com os personagens relatados daquele tempo. Além de pesquisa detalhada e recortes de vídeos, fotos e documentos oficiais e não oficiais que rodaram o país, mas que hoje só fazem parte do passado.

O Elenco e a Trilha Sonora seguem o padrão de qualidade dos outros aspectos da produção com atores nacionais e a musicalidade exclusivamente instrumental, criando a atmosfera de ação e suspense da película. Assim como a Edição e Direção que mantém o ritmo rápido e sagaz durante toda a produção, colaborando diretamente para o resultado final e para mensagem principal. Uma chance de conhecer o passado, entender o presente e aprender para o futuro.  Registro do país pelo ângulo ainda pouco explorado.

Ficha Técnica

REAL – O PLANO POR TRÁS DA HISTÓRIA
Distribuidor: Paris Filmes
Gênero: Drama, Histórico
Classificação Etária: 16 anos
Data de Lançamento: 25 de Maio de 2017
Tempo de Duração: 1h 35min
Direção: Rodrigo Bittencourt
Roteiro: Mikael de Albuquerque
Produção: José Paulo e Ivan Teixeira
Montador: Lucas Gonzaga
Co-produção: Globo Filmes

Elenco: Benvindo Siqueira (Itamar Franco); Emílio Orciollo Neto (Gustavo Franco); Norival Rizzo (Fernando Henrique Cardoso); Tato Gabus Mendes (Pedro Malan);  Fernando Eiras (Winston Fritsch); Guilherme Weber (Pérsio Arida); Giulio Lopes (Edmar Bacha); Carlos Meceni (Clóvis Carvalho); Mariana Lima (Denise); Paolla Oliveira (Renata); Cássia Kis Magro (Valéria); Juiana Cazarré (Gonçalves); Ana Maria Barreto (Ruth Cardoso); Ricardo Kosovski (Rubeno Ricupero); Bruno Giordano (Líder Manifestante); Bia Arantes (Luiza); Blota Filho (Mascarenha); Denis Derkian (Serjão); Wagner Molina (Ministro da Justiça) e Edmilson Barros (Senador Baiano).

Sinopse: Em maio de 1993, o Brasil passou por uma das piores crises econômicas de sua história. O governo decide, então, realizar uma verdadeira força-tarefa para resolver o problema.  Confinados em um Bunker como forma de blindar as operações das crescentes pressões políticas, a seleta equipe econômica precisará fazer o possível para chegar a um acordo e criar o plano real.

 

Comentários

comentários