CRÍTICA | PITANGA
Direção
Roteiro
Elenco
Produção
5.0Pontuação geral
Avaliação do leitor: (0 Votos)

‘HISTÓRIA DO CINEMA PELOS OLHOS DE QUEM A VIVENCIOU’

O cinema Brasileiro é conhecido por produzir peças cinematográficas que relatam uma representação da realidade da nossa sociedade. Apesar de não ser nada valorizado, nossos filmes são obras-primas, baseado na crítica, humor e na ironia, uma forma de contribuir para uma melhor reflexão dos problemas sociais em que vivemos. Esse conhecimento se deve, não somente as produções de ficção, mas também as produções não ficcionais, os chamados documentários, que são a maioria em nossa indústria.

Seja para relatar uma determinada época da história, ou para reverenciar uma personalidade tantos das artes quanto da política, esse gênero é considerado o mais próximo da realidade possível, já que utiliza materiais como fotos e vídeos para a contar e comprovar  o enredo da história. Por ser uma obra fiel, são frequentes as produções que abordam perfis de figuras famosas, que nos permiti conhecer na intimidade a personalidade citada e o contexto na qual sua imagem está relacionada.

Esse é o exemplo do mais novo documentário dirigido por Camila Pitanga (Uma História de Amor e Fúria, 2013) e Beto Brant (Sabotage: Maestro Do Canão, 2015), denominado Pitanga. Como o nome já entrega, relata a história de vida do ator Antônio Pitanga (O Pagador de Promessas, 1962), importante personagem para o começo do cinema no Brasil e sua afirmação como arte.

Sua vida, obra e trajetória são contadas com fidelidade, objetividade e veracidade, enaltecendo um dos maiores atores da sétima arte, protagonista de momentos marcantes na cinematografia e de filmes importantes dirigidos por Glauber Rocha, Cacá Diegues e Walter Lima Jr.

Com roteiro de Camila Pitanga, Beto Brant, José Carlos Avellar e Marçal Aquino, a produção nos permite passear por uma Bahia dos anos 30, na infância de Pitanga, passando por um Rio de Janeiro na década de 60 e a ditadura, sem deixar de lado os movimentos sociais e artísticos que contribuíram para a formação do Cinema Novo e as relações pessoais e interpessoais que ajudaram a construir sua carreira. Relatando, divulgando e justificando sua luta contra o racismo e a favor dos movimentos negros espalhados pelo país.

Por ser uma vida sendo contada em alguns minutos, existe o receio de ficar uma história sem coesão e coerência. Algo que não aconteceu neste documentário, já que o enredo foi dividido e contado de forma contínua e fluida, com os mínimos detalhes sem perder a linha de raciocínio da história.

A direção também segue o molde do roteiro, com cenas emblemáticas e uma montagem rápida, mostrando todos os entrevistados em uma ordem cronológica, sempre pontuando suas importâncias para a construção da vida de Pitanga. As entrevistas inclusive, foram uma surpresa grandiosa e satisfatória, já que na sua totalidade, é formada por personalidades bem conhecidas e amadas pelo público Brasileiro, como Maria Betânia, Chico Buarque, Cacá Diegues, Milton Gonçalves entre outros artistas que nos dão a dimensão da carreira desse ator que infelizmente não é lembrada pela grande mídia. A vida pessoal de Pitanga é abordada já no final, com entrevistas dos filhos, netos e de sua atual esposa.

Com todas as qualidades e requisitos para um documentário no mínimo marcante, Pitanga tem tudo para ser uma obra completa, com características desse estilo e de grande ajuda para relembramos o passado, relatar o presente e refletir sobre o futuro, sem esquecer da nossa cultura e da nossa brasilidade. Uma produção cinematográfica que conta a história do cinema através da vida de quem realmente a presenciou, criou e ajudou sua história a ser contada.

Ficha Técnica


PITANGA
Distribuidor: Espaço Filmes
Gênero: Documentário
Classificação Etária: 16 anos
Data de Lançamento:  06 de abril de 2017
Tempo de Duração: 1 h e 50 minutos
Direção: Beto Brant e Camila Pitanga
Roteiro: Camila Pitanga, Beto Brant, José Carlos Avellar e Marçal Aquino
Produção:Beto Brant e Renato Ciasca
Trilha Sonora: Rica Amabis

Elenco: Antonio Pitanga, Camila Pitanga, Caetano Veloso, Maria Bethânia, Lea Garcia, Chico Buarque de Hollanda, Rocco Pitanga, Carlos Diegues

Sinopse: A vida, a obra, a trajetória e a carreira de Antônio Pitanga, um dos maiores atores do cinema nacional de todos os tempos, protagonista de momentos marcantes da cinematografia brasileira e protagonista de filmes importantes dirigidos por nomes como Glauber Rocha, Cacá Diegues e Walter Lima Jr.

Comentários

comentários