“Um final que não se vê já algum tempo em filmes de Hollywood”

É incrível, com mais de trinta anos após o fim da Segunda Guerra Mundial, o Cinema ainda consegue apresentar uma boa história com esse tema. Esse é o caso do premiado “Memórias Secretas” (Remember-2015 – grande júri jovem do Vittorio Veneto Film Festival em 2015) do diretor Atom Egoyan (O Doce Amanhã -1997; Sem Evidências – 2013 e À Procura – 2014), com o roteiro do estreante na categoria Benjamin Augus e estrelado por Christopher Plummer (Oscar de melhor Ator Coadjuvante – 2012) e Martin Landau (Oscar de melhor Ator Coadjuvante – 1994).

MEMORIAS_SECRETAS_REMEMBER_Christopher_Plummer

Christopher Plummer no papel de Zev

O filme não é sobre a guerra em si, mas retrata de maneira bem original e dramática as sequelas que ela pode deixar em um homem.  Zev (Christopher Plummer) é um homem judeu de 80 anos, que sofre de demência e vive em um asilo. Após a morte de sua esposa, seu colega Max Zucker (Martin Landau) o lembra de sua promessa: matar o assassino de suas famílias. Ambos são judeus e sofreram no campo de concentração Auschwitz e descobriram que quatro pessoas com o mesmo nome vivem nos Estados Unidos e um pode ser o nazista. Zev parte em sua busca por vingança, mas como sua mente não é a mesma, ele precisa da ajuda de uma carta escrita por Max, que o conduz em sua missão.

Christopher Plummer e Martin Landau atuando juntos

Christopher Plummer e Martin Landau atuando juntos

O roteiro apresenta algumas facilidades e expertises no deslocamento do protagonista, que não é condizente para uma pessoa de 80 anos, mas o final surpreendente da trama pode justificar essa dinâmica. Apesar de alguns problemas o roteiro é muito bem escrito e o diretor Atom Egoyan soube captar a essência do enredo. Atom foi muito preocupado com a história e consegue montar esse suspense muito bem. Nos minutos inicias há uma expectativa muito grande e quando a trama em si é revelada, não há perda de interesse, porque a cada avanço que o personagem dá e a cada ponto de virada, hora é uma surpresa, hora é uma nova tensão. Além de tudo isso, ele consegue preparar a história para as ótimas atuações de Plummer (Zev) e Landau (Max).

Christopher Plummer, no papel de Zez, certamente merece concorrer a prêmios pela atuação em “Memórias Secretas”. Ele consegue imprimir um peso impressionante ao personagem. Mesmo sendo um idoso frágil, com lances de perda de memória, percebe-se uma pessoa forte, movida pela amargura e determinada na busca por vingança. Os diálogos são muito importantes, bem desenvolvidos e intensos. A troca entre Plummer e Landau é determinante no filme. Max (Landau) funciona como um mentor para Zev (Plummer), que preparou tudo para que amigo cumprisse a sua missão. Landau também compôs bem o seu personagem e coloca o expectador sempre em dúvida sobre qual é a sua real preocupação: a missão ou a vida de Zev. Vale também destacar a atuação de Dean Norris (John Kurlander), que protagonizou ao lado de Plummer uma das cenas mais pesadas do filme.

Christopher Plummer e Dean Norris protagonistas de uma das cenas mais intensas

Christopher Plummer e Dean Norris protagonistas de uma das cenas mais intensas

A trilha sonora assinada por Mychael Danna é comum aos filmes de suspense, mas em algumas cenas foi dramatizada em excesso, que não chega a interferir tanto no bom andamento do filme. Paul Sarossy assina a fotografia utilizando bem o aspecto de luz natural nos cenários, importante na composição.

“Memórias Secretas” revela ser uma quase solitária busca por vingança, gerada por conflitos entre passado e presente, mas sem utilizar cansativos flashbacks que muitos filmes da atualidade se utilizam frequentemente. No geral, o roteio é muito bem amarrado e proporciona um final surpreendente. Um final que não se vê já algum tempo em filmes de Hollywood.

 

MEMORIAS_SECRETAS_REMEMBER_posterMEMÓRIAS SECRETAS ( Remember)
Distribuidor/Produtora: Diamond Filmes
Gênero: Drama, Suspense
Classificação: 14 anos
Data de Lançamento: 12/05/2016
Tempo de Duração: 95 minutos
Direção: Atom Egoyan
Roteiro: Benjamin August
Elenco: Christopher Plummer (Zev Guttman), Martin Landau (Max Zucker), Bruno Ganz (Rudy Kurlander 1), Jürgen Prochnow (Rudy Kurlander 4), Dean Norris (Personagem : John Kurlander), Henry Czerny (Personagem : Charles Guttman), Peter DaCunha (Personagem : Tyler), Duane Murray (Personagem : Tyler’s Dad).
SINOPSE:
Zev (Christopher Plummer) é um judeu sobrevivente da Segunda Guerra Mundial, que descobre o paradeiro do guarda nazista responsável pelo assassinato de sua                                                            família há 70 anos: ele vive na América com identidade falsa.

Crítica | Memórias Secretas
Roteiro
Direção
Elenco
Fotografia
Trilha Sonora
Pontos Positivos
  • Roteiro
  • Elenco
  • Direção
Pontos Negativos
  • Trilha Sonora
4.1Pontuação geral
Avaliação do leitor: (1 Voto)

Comentários

comentários