Em um filme de ação, é difícil não resistir a tentação de seguir o clichê e valorizar muito mais os efeitos especiais e a atuação dos atores ao roteiro e a mensagem que se deseja transmitir. Em sua maioria, temos o casal protagonista, e um conflito a ser resolvido, colocando em risco a vida da humanidade. Uma fórmula simples e de sucesso, que tem como base uma trilogia literária ou uma sequência de livros, que agradam aos fãs e alimentam a  curiosidade para assistir uma adaptação nas telas dos cinemas.

Jack Reacher: Never Go Back

Seguindo essa direção, Jack Reacher: Sem Retorno, segundo livro da saga do escritor Lee Chid, ganhará os cinemas com sua adaptação cinematográfica no dia 24 de novembro. Com a direção de Edward Zwick e sua parceria no roteiro de Marshall Herskovitz, Richard Wenk e Lee Child, o filme mantém a essência da primeira produção “Jack Reacher: O Último Tiro” e continua contando a saga do ex-comandante do exército americano Jack Reacher (Tom Cruise) que depois de ter abandonado seu posto por motivos pessoais, resolve voltar para base militar afim de conhecer a Major Susan Turner (Cobie Smulders), com quem tem conversado por um tempo por telefone. Ao chegar na base, Jack descobre que a Major Turner está presa acusada de espionagem. Suspeitando da decisão do exército, o ex-comandante resolve investigar o ocorrido e descobre que o caso é bem mais pessoal e direto que ele pensava.

Durante um pouco menos de 2 horas, podemos acompanhar o personagem principal correndo contra o tempo e enfrentando homens armados e supervisores militares mal intencionados. Apesar de ser fiel ao livro, prender o telespectador pelas cenas de ação e um toque de humor negro, peca no roteiro ao confundir na entrega da mensagem devido ao  excesso de tiros e lutas, mas poucas cenas com diálogos, perdendo a oportunidade de desenvolver com qualidade e dar mais lucidez ao filme.

Os outros aspectos do longa estão dentro do que foi proposto, com as atuações de Tom Cruise, que a tempos desempenha papel parecido, como na franquia Missão Impossível e Top Gum, onde seus personagens também tiveram algum envolvimento com as autoridades americana, não apresentando grandes mudanças em suas atuações. Já a atriz Cobie Smulders, que atuou em How I Met Your Mother e Vingadores, mantém a qualidade do seu último trabalho, trazendo verdade à história e a cenas mais tensas. Assim como a edição e a direção, que ajuda a manter o ar de ação e mistério do filme, primordial para o desenvolver da história.

Jack Reacher: Sem Retorno é perfeito para quem gosta de filmes de ação, aos fãs do livro e uma ótima oportunidade para acompanhar o desempenho de Tom Cruise, que não sofre a cruel ação do tempo, mostrando o seu melhor como ator nessa produção.

Ficha Técnica

jack_reacher_sem_retorno-2JACK REACHER: SEM RETORNO (Jack Reacher : Never Go Back)
Distribuidor/ Produtora: Paramount Pictures
Gênero: Ação, Suspense
Classificação Etária: 14 anos
Data de Lançamento: 24 de Novembro 2016
Tempo de Duração: 2h 13min
Direção: Edward Zwick
Roteiro: Marshall Herskovitz, Edward Zwick, Richard Wenk, Lee Child
Produção: Tom Cruise, Don Granger, Christopher McQuarrie, David Ellison, Dana Goldberg, Paula Wagner
Fotografia: Oliver Wood
Trilha Sonora: Henry Jackman

Elenco: Tom Cruise (Jack Reacher), Cobie Smulders (Susan Turner), Robert Knepper (General Harkness), Aldis Hodge (Espin), Danika Yarosh (Samantha Dayton), Holt McCallany (Coronel Morgan), Robert Catrini (Coronel Moorcroft), Sue-Lynn Ansari(Garota da D.O.D.)

Sinopse:

Jack Reacher (Tom Cruise) retorna à base militar onde serviu na Virgínia, onde pretende levar uma major local, Susan Turner (Cobie Smulders), para jantar. Só que, logo ao chegar, descobre que ela está presa, acusada de ter vazado informações confidenciais do exército. Estranhando a situação, Reacher resolve iniciar uma investigação por conta própria e logo descobre que o caso é bem mais pessoal do que imaginava.

CRÍTICA | JACK REACHER: SEM RETORNO
Direção
Roteiro
Elenco
Trilha Sonora
Montagem
Efeitos Visuais
3.8Pontuação geral
Avaliação do leitor: (0 Votos)

Comentários

comentários