Há seis anos, um dos piores vazamentos de petróleo aconteceu no Golfo do México. A plataforma Deepwater Horizon, da petrolífera inglesa British Petroleum (BP), explodiu e provocou a morte de trabalhadores e o vazamento de cerca de 5 milhões de barris de petróleo no mar. No acidente da BP, o petróleo vazou no Golfo do México durante 87 dias, se espalhando por mais de 1.500 km no litoral norte-americano, contaminando e matando milhares de animais. “Horizonte Profundo – Desastre no Golfo” conta em detalhes essa história.

254959_1472290618-9364

Tragédia no Golfo do México é contada em “Horizonte Profundo”

A adaptação cinematográfica tem como base o artigo do New York Times “Deepwater Horizon’s Final Hour”, publicado em dezembro de 2010 por David Barstow, David Rohde e Stephanie Saul, sobre a explosão da plataforma, no Golfo do México. Um dos maiores derramamentos de petróleo  da história.  O evento matou 11 pessoas e deixou 16 trabalhadores feridos no meio do mar.

O roteiro destaca Mike Williams (Mark Wahlberg), engenheiro da plataforma Deepwater Horizon. Junto com seus companheiros, luta para escapar com vida do terrível acidente. Com boas técnicas de câmera e trilha sonora, a primeira parte do filme se destaca em cenas e locações externas. Já a apresentação do personagem principal e a família (esposa e filha) fazem parte de um contexto que já vimos em um monte de outros filmes.

Destaque para Mike Williams (Mark Wahlberg), engenheiro da plataforma Deepwater Horizon

Destaque para Mike Williams (Mark Wahlberg), engenheiro da plataforma Deepwater Horizon

Ao chegar no clímax da história, temos a apresentação dos companheiros de Mike e os desdobramentos do trabalho de todos na plataforma. Destaque para Jimmy Harrel (Kurt Russel), que é o responsável pelos testes de equipamentos e Andrea Fleytas (Gina Rodriguez), a única mulher trabalhando na plataforma.  Já Vidrine (Jonh Malkovich) também se destaca como um dos diretores da petrolífera inglesa British Petroleum (BP). O personagem apressa o trabalho de Jimmy e Mark sem pensar nas consequência do que está por vir.

Sem deixar de mostrar nenhum detalhe, a direção de Peter Berg (Hancock) e o roteiro de Matthew Michael Carnahan (Guerra Mundial Z) chamam a atenção para a ganância e a negligência da British Petroleum. Para quem não entende muito sobre plataformas e extração de petróleo há um didatismo grande no roteiro, que não deixa ninguém ficar perdido. Misturando algumas cenas documentais à narrativa, o diretor deixa bem claro que a petrolífera é culpada pela tragédia no Golfo do México, mesmo com todos clichês de um filme hollywoodiano.

Tentando transmitir uma mensagem em que a exploração de petróleo tem que ser encarada como perigosa e nada segura, “Horizonte Profundo – Desastre no Golfo” é uma história real que nos faz pensar se a vale a pena investir em uma fonte fóssil e altamente poluente quando poderíamos investir em fontes renováveis como energia solar e eólica.

Ficha Técnica

7183d1ac9023a88231141db68b1cff02_xlHORIZONTE PROFUNDO – DESASTRE NO GOLFO (Miss Peregrine’s Home For Peculiar Children)
Distribuidor/ Produtora: Paris Filmes
Gênero: Ação, Drama
Classificação Etária:
Data de Lançamento:  06 de Outubro de 2016
Tempo de Duração: 2h 07 min
Direção: Peter Berg
Roteiro: Matthew Michael Carnahan, Matthew Sand
Fotografia: Enrique Chediak
Produtor: David Womark, Lorenzo di Bonaventura, Mark Vahradian
Trilha Sonora: Steve Jablonsky

Elenco: Brad Leland, Chris Ashworth, David Maldonado, Douglas M. Griffin, Dylan O’Brien (Caleb Holloway), Ethan Suplee, Garrett Hines, Gina Rodriguez (Andrea Fleytas), Henry Frost, J.D. Evermore, James DuMont, Jeremy Sande, Joe Chrest, John Malkovich (Vidrine), Kate Hudson (Felicita Williams), Kurt Russell (Jimmy Harrell), Mark Wahlberg (Mike Williams), Robert Walker Branchaud, Stella Allen, Sue-Lynn Ansari.

Sinopse:
A história narra a trágica explosão na plataforma de perfuração marítima Deepwater Horizon, no Golfo do México – um dos piores vazamentos de petróleo na história dos EUA.

CRÍTICA | HORIZONTE PROFUNDO - DESASTRE NO GOLFO
Direção
Roteiro
Elenco
Edição
Trilha Sonora
3.7Pontuação geral
Avaliação do leitor: (0 Votos)

Comentários

comentários