‘SE VOCÊ APRECIA HISTÓRIAS MAIS LEVES, “GÊNIOS DO CRIME” VAI TE DIVERTIR’
O que é mais engraçado: uma piada ou uma situação? A resposta correta é o “quem”. A melhor história do mundo pode ser a mais desinteressante na boca de quem não sabe contar, da mesma forma que o cotidiano pode fazer chorar de rir, afinal é essa a base do stand-up comedy. Nas mãos, ou melhor, no corpo de um comediante, até um acidente ou o silêncio podem ser engraçados.

Assalto a Loomis Fargo, um dos maiores assaltos da história dos Estados Unidos
“Gênios do Crime” é baseado em uma história real, o assalto a Loomis Fargo, um dos maiores assaltos da história dos Estados Unidos. Zach Galifianakis (Se Beber Não Case – 2009) faz David Ghantt, um motorista de carro-forte que se junta a um grupo para roubar o dinheiro dos bancos. O Grupo é liderado por Steve, Owen Wilson (Meia-Noite Em Paris – 2011) e conta com Kristen Wiig (Caça-Fantasmas – 2016) que é a paixão de Ghantt e o convence a se juntar a eles.
No filme, o humor se dá muito mais nas situações do que propriamente nas piadas. A história e os personagens não são levados a sério em nenhum momento e a “idiotice” vai quase ao limite. As situações são esdrúxulas e as resoluções mais ainda, e nesse ponto o diretor Jared Hess (Napoleon Dynamite) vai bem. Toda essa estranheza é bem exemplificada em Zach Galifianakis. O ator traz uma expressão corporal e uma ingenuidade idiota – no bom sentido – para seu personagem, fazendo os espectadores esperarem o riso só por ele estar em tela. Owen Wilson também está no elenco e fazendo seu papel de sempre, o Owen Wilson. Os mesmos trejeitos e modo de falar que ele já usou em tantos outros personagens, nessa comédia não adicionam nada. Já Kristen Wiig traz toda sua experiência de Saturday Night Live e entrega um bom trabalho em sua interpretação.

Zach Galifianakis e Kristen Wiig protagonizam uma comédia morna
O filme não traz nada de novo e não tem um grande diferencial, fora a estranheza do estilo. A história, que poderia ter sido explorada como um filme de assalto, nas mãos dos roteiristas Chris Bowman, Hubbel Palmer e Emily Spivey, virou uma grande comédia. Seus Maiores problemas estão em quando se leva a sério ou quando tenta dar uma solução menos estranha. Como dito no começo, a história nas mãos certas pode se tornar uma grande piada. E se tornou, junto com o toque do diretor e o, já conhecido, bom trabalho de Zach Galafianakis.
O filme não vai te fazer chorar de rir, não é imperdível, e, provavelmente, não é o melhor de nenhum dos envolvidos, mas é engraçado, vai te fazer rir e é um bom filme. Se você aprecia histórias mais leves, não tão longas, 1h 34min de duração, dos atores envolvidos ou do gênero, “Gênios do Crime” vai te divertir.
GÊNIOS DO CRIME (Masterminds)
Distribuidor/ Produtora: Imagem Filmes
Direção: Jared Hess
Roteiro: Chris Bowman, Hubbel Palmer, Emily Spivey
Data de lançamento: 29 de Setembro de 2016
Gênero: Comédia
Classificação: 12 anos
Duração: 1h 34min
Produção: Lorne Michaels, Danny McBride, Jody Hill, Ryan Kavanaugh, Jill Sobel Messick, Tucker Tooley Fotografia: Pedro Sotero e Fabricio Tadeu
Trilha Sonora: Geoff Zanelli
Elenco:
Zach Galifianakis (David Ghantt), Owen Wilson (Steve Chambers), Kristen Wiig (Kelly), Jason Sudeikis (Mike McKinney), Leslie Jones (Detective) e Mary Elizabeth Ellis (Michelle Chambers), Kate McKinnon (Jandice), Devin Ratray (Runny).
Sinopse:
Dave Ghantt (Zach Galifianakis), guarda noturno de uma companhia de carros blindados no sul dos Estados Unidos, organiza um dos mais ousados assaltos a banco da história norte-americana. Mesmo sem ter experiência e contando com a ajuda dos colegas mais atrapalhados, ele consegue roubar 17 milhões de dólares. Baseado em uma história real.