‘WALTER LIMA JR. ENCONTRA HENRY JAMES’

Já filmado anteriormente no clássico inglês Os Inocentes, dirigido por Jack Clayton e estrelando Deborah Kerr, a novela de Henry James, A Outra Volta do Paraíso é um dos clássicos definitivos da literatura fantástica. A história da professora encarregada por um milionário de cuidar de seus sobrinhos órfãos, com a sanidade progressivamente abalada pelas aparições da antiga professora e do ex-capataz, mortos em circunstâncias misteriosas, tornou-se um verdadeiro cânone de histórias de assombração, criando uma cartilha seguida até hoje.

atraves-das-sombras-de-walter-lima-junior-foto-de-mariza-fonseca-_4864_0

Filme é inspirado na novela de Henry James, A Outra Volta do Paraíso

Um dos expoentes do Cinema Novo Brasileiro, Walter Lima Jr. tem sua carreira marcada por um número considerável de adaptações literárias, como seu debut Menino de Engenho e o seu grande sucesso A Ostra e O Vento. Sua intimidade com questões sociais desde seus tempos de jovem integrante da geração de cinema que inflamou a estética e as temáticas à época reflete de maneira determinante no filme, que teve o pano de fundo adaptado ao Brasil do início do século 20.

Portanto, elementos como o passado colonial e escravagista tornam-se tônicas originais abordadas no filme, inexistentes na história original e apesar de nunca ser tratado diretamente, a maneira como se dão as relações entre patrões brancos e criados negros aponta um Brasil cujo passado ainda vive atrelado ao presente.
Tendo participado de grandes sucessos do cinema nacional, Virginia Cavendish (de O Auto da Compadecida e Lisbela e o Prisioneiro) faz a protagonista aqui chamada de Laura respeitando a caracterização original, de pessoa contrita e recatada que pouco a pouco passa a se envolver demais com aquela família e a influência do sobrenatural só tende a piorar progressivamente a sua obsessão. Os momentos de loucura quase histérica, mesmo exagerados no tom, ainda são críveis, mostrando a sintonia obtida por diretor e atriz.
atraves-da-sombra-de-walter-lima-jr-11_0

Virginia Cavendish é a protagonista da história

Com décadas de experiência nas costas, Walter Lima Jr. não encontra nenhum problema em tornar Através da Sombra consistente, sabendo imprimir a sensação de pavor e estranheza necessárias à história em cada milímetro de película. O filme é contemplativo quando pretende nos ambientar; acelera os cortes com excelente timing quando resolve aumentar a tensão, progressivamente; procura pontos de vista dentro do casarão e insere elementos diegéticos (como a luz à gás que frequentemente enfraquece e acaba) fornecem injeções sensoriais extras de medo na decupagem. Nem sempre o filme consegue explorar todo o potencial da novela de Henry James, porém; momentos em que a protagonista “pensa alto” seus devaneios soam algo artificiais, assim como o final se mostra pouco satisfatório, ainda que coerente com o resto da obra, mas de alguma maneira anti-climático.
Walter é um cineasta, por assim dizer, de personagens sozinhos, solitários, isolados, exatamente por isso extremamente individuais: desde o quase neorrealismo de O Menino do Engenho até o liricismo de A Ostra e o Vento e passando pelo carnaval surreal A Lira do Delírio, o diretor mostra a predileção pelos espaços esquecidos, pelos horários em que ninguém ousa estar ancorado, pelas situações nem um pouco cotidiana. Há casa maior para esse tipo de filme que o cinema de terror?
E eis que, em seu cinema mutante, ele consegue parir uma consistente obra de pavor atmosférico com um fôlego praticamente jovem. Sentimos, até mesmo pesando a mão, Walter se divertindo, viajando com a câmera, explorando o potencial de seus atores, compondo ritmos e impressões. No fim, Através da Sombra é bem acabado e notadamente bem pensado, com duas ou três grandes cenas.
Ficha Técnica

dd04971c6561b6efae319011f6aa0a67_xl
ATRAVÉS DA SOMBRA
Distribuidor/ Produtora: Europa Filmes
Gênero: Drama
Classificação Etária:
Data de Lançamento: 10 de Novembro 2016
Tempo de Duração: 100 min
Direção: Walter Lima Jr.
Produtores: Maria Dulce Saldanha, Virginia Cavendish 
Direção de Fotografia: Pedro Farkas
Direção de Arte: Clóvis Bueno

Elenco: Virginia Cavendish, Domingos Montagner, Mel Maia, Xande Valois, Ana Lúcia Torre, Isabel Gueron, Alexandre Varela, Romeu Evaristo

Sinopse:

Laura é contratada como professora de duas crianças órfãs que vivem na fazenda de café de um tio. Aos poucos, ela sente que as crianças estão sob influências malignas de espíritos hostis que ali viveram, e se empenha em descobrir o que está por trás de todo esse mistério, sem perceber que ela mesma poderá estar envolvida numa trama diabólica.

CRÍTICA | ATRAVÉS DA SOMBRA
Direção
Roteiro
Elenco
Fotografia
Montagem
Edição de Som
4.2Pontuação geral
Avaliação do leitor: (1 Voto)

Comentários

comentários