CRÍTICA | AOS TEUS OLHOS
DIREÇÃO
ELENCO
ROTEIRO
TEMÁTICA
3.8Pontuação geral
Avaliação do leitor: (0 Votos)

Debaixo d’água todos nos tornamos ingênuos. É assim que começa Aos Teus Olhos, dirigido por Carolina Jabor e aclamado em festivais. De um lado, o relato confuso de uma criança de pais separados; do outro, a palavra de um professor um tanto quanto machista mas profissional. Afinal, aconteceu ou não?

Pouco importa, ao final das uma hora e meia de filme, se o papel de Daniel de Oliveira beijou o menino no vestiário. Carolina Jabor vai além ao mostrar o poder da disseminação na internet e das consequências das chamadas ‘fake news’ hoje em dia. O protagonista, desde o começo, se mostra uma pessoa de diferentes personalidades; sempre alegre e atencioso – até demais – com seus alunos menores de idade, mas machista e ‘escroto’ no mundo social. Daniel de Oliveira confunde muito bem o espectador no momento que não deciframos o personagem nos seus closes de nervoso ou tomadas de raiva. Ele seria capaz de fazer isto?

Não dá para culpar também o menino que conta o boato para mãe. Jabor filma nos primeiros minutos a perturbação de Alex junto ao seu pai fumante andando de carro – o ‘flair’ de sol tanto em Alex quanto no pai confirma a primeira impressão. Talvez tenha acontecido, talvez não. E Alex só quisesse os pais juntos novamente? Apesar do roteiro não ser tão complexo em profundidade de personagem, Lucas Paraizo faz com que os dois núcleos da história se tornem transparentes, sem categorizar nenhum deles como vilão ou vítima.

São questões que o roteiro de Lucas Paraizo deixa para o próprio público responder. É muito fácil fazer um julgamento baseado em boatos sem provas, mas ”se tá na internet é verdade”, não é? Aos Teus Olhos faz você exercitar seu poder de julgamento, pois a trama te dá nada menos do que um vídeo da câmera de segurança. A diretora filma Rubens (Daniel de Oliveira) de todos os ângulos e momentos possíveis, justamente para que espectador desconfie do personagem.

Em um mundo onde todo mundo acessa redes sociais o tempo todo, Aos Teus Olhos mostra no cinema as consequências das ‘fake news’ na vida de uma pessoa baseada no caso de Rubens. Se ele fez ou não, fica a reflexão.

Ficha Técnica

AOS TEUS OLHOS, 2018
Distribuidor: Globo Filmes
Gênero: Drama
Classificação Etária: PG-14
Data de Lançamento: 12 de Abril de 2018
Tempo de Duração: 90 minutos
Direção: Carolina Jabor
Roteiro: Lucas Paraizo
Produção: Carolina Jabor
Elenco: Daniel de Oliveira, Malu Galli, Marcos Ricca

Sinopse: Rubens (Daniel de Oliveira) é um professor de natação acusado de molestar uma criança de 8 anos.

Comentários

comentários