CRÍTICA | ALIADOS
Direção
Roteiro
Elenco
Produção
Fotografia
Trilha Sonora
4.5Pontuação geral
Avaliação do leitor: (0 Votos)

‘MAIS ROMÂNTICO DO QUE VIOLENTO, MAIS INTELIGENTE DO QUE O NORMAL’

Parece que o tema “Segunda Guerra Mundial” nunca sai de moda e quando menos se espera Hollywood lança um filme com a temática. Pode ser que você pense: “Mais um filme sobre Segunda Guerra?”. Mas, a verdade é que ainda são inúmeras as histórias, que podem ser garimpadas em um dos maiores e mais bárbaros acontecimentos da história da humanidade.  Espionagem, amor e confiança, esses são os assuntos que servem de plano de fundo para o filme Aliados, a mais nova aposta do renomado e experiente diretor Robert Zemeckis, que é super conhecido e ovacionado pela franquia De Volta para o Futuro, mas que tem na bagagem filmes como Náufrago (2000) e o premiado ao Oscar, ForrestGump – O Contador de Histórias (1994).

Brad Pitt é Max Vatan e Marion Cotillard é Marianne Beausejour em Aliados.

Baseado na grande disputa do século passado, o filme conta a história dos espiões Max Vatan (Brad Pitty) e Marianne Beausejour (Marion Cotillard), que tem como missão eliminar o embaixador nazista na famosa Casablanca. A princípio, para facilitar a operação, eles fingem ser um casal, mas depois a aproximação funciona e os dois resolvem oficializar a união. Anos depois, a felicidade do casal é abalada pela suspeita de que, durante todo o tempo, Marianne estaria trabalhando como informante para os alemães. Mesmo considerando a acusação absurda, Max fica na dúvida e tenta descobrir a verdade.

Aliados é uma grande aposta ao Oscar 2017, com fortes chances de ser campeão na maioria das categorias. E isso, se deve a elevada qualidade de toda a produção, como o figurino e locação, que contam com uma perfeição e uma preocupação com detalhes, ajudando na fidelidade e credibilidade da história. A direção de Robert contribui para o suspense do filme, sem grandes efeitos especiais, mas com cortes acelerados e closes nos detalhes, primordiais para o entendimento da história.  Se soma a isso, a trilha sonora, toda da época, na sua maioria instrumental e a fotografia, que confere um olhar sombrio, quase preto e branco, bem semelhante aos filmes antigos.

Com a mesma qualidade está o roteiro, que foca na relação amorosa dos protagonista, relatando a forma como a guerra influenciava nesses elos e vice e versa. Nos dando uma verdadeira aula de história e relatando os acontecimentos da guerra. As referências e homenagens também não faltam, com Sr. e Sra. Smith e Casablanca também são lembrados.

Brad Pitty consegue abrir mão de seu sotaque Nova Iorquino e apresentar um francês perfeito.

A maioria das cenas são representadas pelos atores em francês, elevando a sofisticação e a autenticidade do enredo. Brad Pitty consegue abrir mão de seu sotaque Nova Iorquino e apresentar um francês perfeito, digno de um legítimo parisiense, com uma atuação linear, bem parecida com as anteriores, mas sem deixar de imprimir seu talento já conhecido nas salas de cinema. Já Marion Cotillard não teve muito problema com a língua. Uma das maiores atrizes da França, Marion mais uma vez nos brinda com seu talento e brilho, nos entregando a mensagem do filme no olhar, carregando a emoção e a veracidade nas suas feições e interpretações.  A química desses dois atores de grande talento funciona com perfeição e intimidade, sendo o principal motivo do sucesso da produção.

Aliados é um filme de amor improvável em um ambiente hostil e sangrento. Perfeito para os apaixonados por romances policiais. Emociona, diverte, impressiona com delicadeza, veracidade e beleza. Mais romântico do que violento, mais inteligente do que o normal.

Ficha Técnica


ALIADOS (Allied)
Distribuidor: Paramount Pictures
Gênero: Suspense, Romance, Histórico
Classificação Etária: 18 anos
Data de Lançamento:  16 de fevereiro de 2017
Tempo de Duração: 2h e 05 minutos
Direção: Robert Zemeckis
Roteiro: Steven Knight
Produção: Graham King, Robert Zemeckis, Steven Knight e Jack Rapke
Edição: Mick Audsley
Trilha Sonora: Alan Silvestri

Elenco: Brad Pitt (Max Vatan), Marion Cotillard (Marianne Beausejour), Jared Harris (Frank Heslop), LizzyCaplan (Bridget Vatan), Matthew Goode (Guy Sangster), Charlotte Hope (Louise), August Diehl (Hobar) e Raffey Cassidy (Anna Vatan).

Sinopse:

Em uma missão para eliminar um embaixador nazista em Casablanca, no Marrocos, os espiões Max Vatan (Brad Pitt) e Marianne Beausejour (Marion Cotillard) se apaixonam perdidamente e decidem se casar. Os problemas começam anos depois, com suspeitas sobre uma conexão entre Marianne e os alemães. Intrigado, Max decide investigar o passado da companheira e os dias de felicidade do casal vão por água abaixo.

Comentários

comentários