“Eu voltei, seus desgraçados!”

“A Vingança Está na Moda” (The Dressmaker) já começa com uma frase de impacto. Ao chegar na pequena cidade australiana da qual foi expulsa quando criança, Tilly Dunnage, personagem de Kate Winslet (Titanic; O Leitor), agora uma consagrada estilista, desce do ônibus e anuncia: “Eu voltei, seus desgraçados!”.

Kate Winslet é Tilly Dunnage

Kate Winslet é Tilly Dunnage

Baseado no primeiro romance publicado de Rosalie Ham, o filme, dirigido por Jocelyn Moorhouse (A Prova; Terras Perdidas), conta o que acontece quando, após anos longe de sua cidade natal, Tilly Dunnage retorna para cuidar da mãe, com quem não tinha contato desde a infância. Acusada de um crime que não se lembra de ter cometido, Tilly é hostilizada pelos estranhos e antiquados habitantes da cidade, até que suas habilidades como estilista começam a mudar o jogo. Forte e determinada, Tilly usa seu talento para buscar vingança, contando com a ajuda da mãe Molly (Judy Davis), do secretamente apaixonado por moda Sargento Farrat (Hugo Weaving) e do vizinho Teddy McSwiney (Liam Hemsworth), com quem Tilly se envolve romanticamente.

O relacionamento da protagonista com a mãe é um dos pontos de maior destaque do filme, e Kate Winslet e Judy Davis dão um show de interpretação, transmitindo com clareza todos os conflitos e emoções que envolvem suas personagens e as mudanças em sua relação conturbada. Todo o elenco, aliás, foi bem selecionado. O excêntrico Sargento Farrat é divertido na medida certa, e cada habitante da cidade tem um papel bem definido ao longo da história.

Kate Winslate (Tilly Dunnage), Teddy McSwiney (Liam Hemsworth) e Molly (Judy Davis)

Kate Winslate (Tilly Dunnage), Teddy McSwiney (Liam Hemsworth) e Molly (Judy Davis)

Os personagens e as situações são retratados de forma caricata, teatral (o farmacêutico do lugar, por exemplo, é empurrado para atravessar a rua várias vezes, e a única coisa que o impede de continuar correndo sem controle é a almofada que sua mulher segura à sua frente), e as cenas intensas e dramáticas são frequentemente quebradas com falas cômicas, que, quando bem colocadas, atenuam o clima pesado. Os diversos flashbacks em tom sépia mostram fragmentos do suposto crime cometido por Tilly, e situam melhor não apenas o expectador, mas a personagem, que não se lembra do ocorrido.

As criações de moda da protagonista são um espetáculo à parte. Contrastando com o cenário sem vida da cidadezinha interiorana, as roupas desenhadas por Tilly Dunnage são coloridas, extravagantes, e segundo a própria estilista, únicas, assim como cada um de seus clientes. O figurino de Marion Boyce e Margot Wilson ganhou, inclusive, o prêmio australiano AACTA Award da categoria, em 2015.

Tilly e Molly trabalhando nos figurinos das mulheres da cidade

Tilly e Molly trabalhando nos figurinos das mulheres da cidade

Sem um gênero definido, A Vingança Está na Moda transita pelo drama, humor e até mesmo romance, e apesar do roteiro com reviravoltas em excesso e das quase duas horas de duração, consegue divertir e emocionar.

 

ViewImage.aspxA VINGANÇA ESTÁ NA MODA ( The Dressmaker)
Distribuidor/Produtora: Imagem Filmes
Gênero: Comédia, Drama
Classificação: 14 anos
Data de Lançamento: 19/05/2016
Tempo de Duração: 100 minutos
Direção: Jocelyn Moorhouse
Roteiro: Jocelyn Moorhouse e P.J.Hogan
Elenco: Kate Winslet (Myrtle ‘Tilly’ Dunnage), Liam Hemsworth (Teddy McSwiney), Hugo Weaving (Sargento Farrat), Sarah Snook (Gertrude ‘Trudy’ Pratt0), Judy Davis (Molly Dunnage), Caroline Goodall (Elsbeth), Kerry Fox (Beulah Harridiene).
SINOPSE:
Uma atraente mulher (Kate Winslet) retorna à sua cidade natal na Austrália rural para cuidar de sua mãe doente, depois de viajar o mundo. Com sua máquina de costura e estilo, ela transforma as mulheres da cidade com suas habilidades de costura e se vê em apuros por relembrar traumas que acontecerem no passado.

Crítica | A Vingança está na Moda
Roteiro
Direção
Elenco
Fotografia
Figurino
3.9Pontuação geral
Avaliação do leitor: (1 Voto)

Comentários

comentários