‘O FESTIVAL DO RIO VAI EXIBIR 250 FILMES DE MAIS DE 60 PAÍSES, ESPALHADOS POR 15 MOSTRAS EM CERCA DE 20 LOCAIS DE EXIBIÇÃO DA CIDADE’

De 6 a 16 de outubro, o público vai ter a oportunidade de conferir os filmes mais comentados e premiados, descobrir raridades, votar no melhor da Première Brasil, participar de debates e de sessões especiais com a presença de personalidades do cinema mundial e oficinas gratuitas no RioMarket.

rio-film-festival-2012jpg

Festival de cinema volta a cidade

Serão apresentados novos trabalhos de diretores consagrados, além das mostras tradicionais como Panorama do Cinema Mundial, Première Brasil, Première Latina, Expectativa, Mostra Geração, Midnight Movies & Docs, Fronteiras, Meio Ambiente e Itinerários Únicos.

A mostra Film Doc, com documentários sobre cinema, inclui produções sobre Brian de Palma, Mike Nichols, Richard Linklater, além da impressionante viagem de Bertrand Tavernier pela história do cinema francês em “Voyage à travers le cinèma français” e “Women Who Run Hollywood”, um estudo sobre o papel primordial de diretoras, produtoras e roteiristas na Era de Ouro de Hollywood.

Uma seleção de documentários musicais que inclui Nick Cave em 3D, 2 filmes dos The Rolling Stones, Frank Zappa, Iggy And The Stooges; Homenagens a David Bowie (“Fome de Viver”) e Prince (“Purple Rain” e “Sign ‘O’ The Times”) e uma sessão de “Na Cama com Madonna” completa a programação;

Pelo terceiro ano, o Prêmio Felix vai eleger o melhor filme de temática LGBTQ de uma seleção de 28 longas, escolhido por um júri oficial e a modelo internacional Lea T. receberá o Prêmio Suzy Capó personalidade Felix do ano.

As sessões de gala da Première Brasil acontecem pela primeira vez no Cine Roxy e no Cine Odeon – Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro (sessões de filmes em hors concours), que também vai exibir as já tradicionais sessões populares seguidas de conversas do público com realizadores e atores/atrizes dos filmes.

Troféu Redentor, estatueta entregue aos vencedores das categorias da mostra competitiva

Troféu Redentor, estatueta entregue aos vencedores das categorias da mostra competitiva

Além do circuito habitual, a mostra CinePetrobras Festival do Rio vai levar clássicos do cinema mundial para a Praça Mauá, o mais novo ponto de encontro e lazer da cidade. O circuito completo será divulgado posteriormente.

O Festival dedica uma noite especial, dia 11 de outubro, às 20h, na Sala Cecília Meireles, na sessão Cine Petrobras Sinfônica Festival do Rio, com exibição do filme IK 80, em homenagem ao maestro Isaac Karabtchevsky, com apresentação da Orquestra Petrobras Sinfônica, com ingressos populares (8 inteira / 4 meia – Estudante de música 2 reais (na hora).

Para mais informações consulte: http://www.festivaldorio.com.br

Fonte: Agência Febre

Comentários

comentários