‘ESPERO QUE TENHAM SUCESSO EM SUA DIFÍCIL MISSÃO DE EVITAR SPOILERS’

Nunca me importei em receber spoilers. Pelo contrário, sempre fui do tipo que vai à caça. Dou uma espiada no capítulo final dos livros, leio o review do último episódio da série… Tudo para evitar surpresas desagradáveis. No entanto, a palavra, que vem do inglês To spoil (estragar), assusta a grande maioria dos fãs. Há alguns anos, era fácil evitá-los. Atualmente, porém, a grande popularidade das redes sociais tornou praticamente impossível que o fã não dê de cara, de repente, com as informações de algum episódio que ainda não viu, ou capítulo que não leu. Segundos após a morte de um personagem, a hashtag #RipFulanodeTal já está nos Trending Topics.

O spoiler passou a ser usado como recurso valioso. Quer que seu amigo lhe faça um favor? Ameace lhe contar detalhes do que acontece na série que ele acabou de começar a assistir! O “método” é tão efetivo que, na Bélgica, um professor de matemática usou a extensa lista de mortos em Game of Thrones para conseguir com que sua turma caótica ficasse quieta.

Game of Thrones é recordista em spoilers.

Criou-se um novo vilão: o estraga prazeres que diverte-se ao revelar conteúdos importantes para os atrasados inocentes. E ainda há quem estrague a “festa surpresa” sem querer. Eu mesma já cansei de contar detalhes que não devia, para só depois perceber o estrago que havia feito. Adotei a prática de ficar calada ao assistir a um filme com alguém que ainda não o viu. Mas admito que não é fácil manter a boca fechada quando começam a chutar o nome de todos os personagens como o provável assassino, ou quando ouço a famosa pergunta “Ele morre, não é?”

Não sou perita na arte de não dar spoilers. Na verdade, sou péssima nisso. Por isso, toda vez que me pedem para contar a sinopse de uma história, penso bastante antes de fazê-lo. Eu, particularmente, adoro saber o que está por vir. Mas há uma horda de fãs por aí que valoriza a emoção da surpresa. A eles, minhas mais sinceras considerações. Espero que tenham sucesso em sua difícil missão de evitar spoilers.

Comentários

comentários