‘A HISTÓRIA MESCLA FATOS REAIS COM FICÇÃO, MOSTRANDO O INICIO DO HIP HOP NO BRONX’

Hoje o hip hop é um gênero bem difundido no Brasil e no mundo. Aqui no Brasil, temos os rappers de São Paulo muito conhecidos e com vários hits já lançados. Já nos EUA, não é de agora que a cada novo trabalho lançado, uma legião de fãs esperam ansiosamente por um novo cd. Porém, tudo tem um começo e é sobre a gênesis do hip hop, a ideia principal da série original da netflix, The Get Down.

the-get-down-4k

A história conta o inicio do hip hop no Bronx

Ambientada em 1977, a história mescla fatos reais com ficção, mostrando o inicio do movimento no Bronx, distrito pobre da cidade de Nova York, nos Estados Unidos.  The Get Down é a mais cara produção do canal de streaming (em parceria com a Sony), custando US$ 120 milhões. A série por enquanto tem apenas seis episódios, sendo que o primeiro episódio é um pouco maior que os outros.

Ezequiel (Justice Smith) e Mylene (Herizen F. Guardiola) são os personagens principais da série. Cada um ao seu modo tem o destaque merecido na tela. Ezequiel é um adolescente, tipico do Bronx e que tem um talento para poesia, rendendo elogios de sua professora de literatura e sendo chacota de alguns colegas de escola. O personagem é órfão de pai e de mãe, vítimas da violência cotidiana do Bronx. Já Mylene Cruz (Herizen F. Guardiola) é uma aspirante à cantora que sonha  em ser uma estrela da disco music. As atuações começam meio tímidas, porém a cada episódio, os personagens vão ficando mais interessantes e os protagonistas consegue imprimir  a credibilidade necessária, tanto através dos diálogos, quanto da interpretação musical.

A mistura entre drama e musical rendem a série momentos únicos quando entra em cena Shaolin Fantastic (Shameik Moore), uma figura das ruas que grafitava, mas que tem o sonho de se tornar DJ. Quando Shaolin, Ezequiel e seu amigos são apresentados, o sonho começa a vira realidade. Juntos, eles formam o coletivo The Fantastic 4 + 1 e enquanto Ezequiel se descobre como MC, Shaolin, através do seu grande mestre Grandmaster Flash, aprende a ser um grande DJ.

O coletivo The Fantastic 4 + 1 em ação

O coletivo The Fantastic 4 + 1 em ação

O cineasta australiano Baz Luhrman (Romeu + Julieta, Moulin Rouge e O Grande Gatsby) é o co-criador da série e diretor do episódio piloto da história. Luhrmann cria uma atmosfera colorida e musical ao cenário decadente das ruas do Bronx. Atento a todos os detalhes da época, o diretor tenta através de ares de fábula mostrar que tanto o hip hop, quanto a disco music tinha o poder de dar oportunidades a pessoas sem muitas perspectivas de vida.

Tentando abraçar diversos gêneros, The Get Down tem toques de comédia romântica, musical, filme de gângster e de blaxploitation (movimento cinematográfico norte-americano que surgiu no início da década de 1970). A Netflix (agora em parceira com a Sony) acerta mais um vez e agora em um tema não muito explorado em sua programação. Com ajuda de  Luhrman e toda sua experiência no gênero musical, a série é muito bem vinda, nos deixando com um gostinho de quero mais  e cheios de expectativas para seus 6 episódios finais da 1ª temporada, com previsão de lançamento para fevereiro de 2017.

Ficha Técnica

the-get-down-1
THE GET DOWN – TEMPORADA 1
Distribuidor/Produtora:  Netflix/Sony
Gênero: Drama, musical
Classificação Etária: 14 anos
Data de Lançamento: 12 de Agosto de 2016
Tempo de Duração: 350 minutos
Criação: Baz Luhrmann
Produtores: Baz Luhrmann, Catherine Martin e Shawn Ryan
Elenco: Jaden Smith, Justice Smith, Shameik Moore, Herizen Guardiola, Skylan Brooks, T. J. Brown, Jimmy Smits

Sinopse: 
A história é situada na década de 1970, em Nova Iorque, e acompanha a vida de um grupo de adolescentes do Bronx que respiram a música hip hop. Sem ter ninguém com quem contar, a não ser eles mesmos, os garotos se aventuram pela cidade com latas de spray e passos improvisados de dança. A série tem como objetivo mostrar como a cidade, à beira de uma crise econômica, viu surgir a música hip hop. A história será narrada do ponto de vista dos garotos.

NETFLIX | THE GET DOWN - TEMPORADA 1 (CRÍTICA)
Direção
Roteiro
Elenco
Efeitos Especiais
Fotografia
3.9Pontuação geral
Avaliação do leitor: (2 Votos)

Comentários

comentários