‘O QUE FAZ UMA PESSOA SE APAIXONAR PELA OUTRA?’

Martha Medeiros já tentou nos responder essa questão quando disse que “Ninguém ama outra pessoa porque ela é educada, veste-se bem e é fã do Caetano. Isso são só referências. Ama-se pelo cheiro, pelo mistério, pela paz que o outro lhe dá, ou pelo tormento que provoca…”. Em A Delicadeza do Amor descobrimos junto com a bela Nathalie que o amor é mais simples do que gostamos de retratar e se apaixonar dispensa permissões.

Nathalie é uma francesa apaixonante e casada com François, vive uma vida simples e feliz até que em um acidente, seu grande amor morre e ela passa a dedicar-se inteiramente ao trabalho; é onde conhece Markus, um sueco simpático, mas nem um pouco charmoso. A história então ganha forma, quando embalada por seus devaneios, ela dá uma beijo inesperado no colega de trabalho. Sem entender o que se passa, o sueco fica completamente apaixonado pela francesa e quase sem perceber, Nathalie começa a dar mais uma chance para a vida.

A_DELICADEZA_DO_AMOR (1)

O roteiro muito bem estruturado é assinado por David Foenkinos, que também dirigiu o filme junto com seu irmão Stéphane Foenkinos (O Turista, 2010). Nada de correr com o filme ou de arrastá-lo demais, aqui vemos as coisas acontecerem com a delicadeza que a temática exige e é possível apaixonar-se por cada momento da vida da protagonista, retratada com tanto zelo até nos momentos mais descontraídos.

A trilha sonora composta por Émilie Simon transparece totalmente a intenção de ser um filme delicado, sobre a própria delicadeza de todas as relações que passam pela vida de Nathalie. A produção do filme, realizada por Marc-Antoine Robert e Xavier Rigoult (que já trabalharam juntos em Persepolis, de 2007) apresenta cenários simples e externas dignas dos quadros de Monet. Responsável pela fotografia, Rémy Chevrin (Um brinde à vida, 2013) é como um presente à parte, tornando as cenas ainda mais belas e emocionantes.

A_DELICADEZA_DO_AMOR (3)

O elenco conta com Audrey Tautou (O Fabuloso Destino de Amélie Poulin, 2001) no papel de Nathalie, que conseguiu nos hipnotizar mais uma vez com uma atuação belíssima e que nos enamora a cada cena, mas o grande destaque é de François Damiens (A Família Bélier, 2014) que dá vida a Markus, o sueco mais divertido, encantador e apaixonante que o cinema poderia nos dar.  É de Damiens a responsabilidade de nos passar a mensagem do filme através desse personagem fascinante, e o ator verdadeiramente cumpre sua missão.

A_DELICADEZA_DO_AMOR (4)

A Delicadeza do Amor é exatamente o que esperamos ao ouvir o título dessa película e surpreende apenas por nos deixar impressionados em como conseguiram construir um filme profundamente delicado, desde os diálogos até os planos e movimentos de câmera. Uma película que nos dá muito mais que uma história de amor, mas nos responde a questão feita no destaque deste texto: “O que faz uma pessoa se apaixonar pela outra?”.

Esse filme responde sutilmente a esta indagação e não estou falando dos fatores externos. Amar é coisa que vem de dentro e apenas Nathalie e Markus poderiam nos contar isso, por serem tão um do outro, por se permitirem estar um no outro, de forma que os personagens tão importantes para a construção desse romance, parecem não entender qual a verdadeira ligação que amar exige. Aprendemos com Nathalie a nos permitir e com Markus a nos arriscar nessa aventura incrível que é conhecer e se reconhecer em outra pessoa. É exatamente o que Markus diz em sua cena final: “E é aqui, no coração de todas essas “Nathalies”, que eu resolvi me esconder…”.

Amar, por fim, é o ato de resolver, de decidir se esconder no coração do outro.

Ficha Técnica

A_DELICADEZA_DO_AMOR_CARTAZ

A DELICADEZA DO AMOR (La Délicatesse)
Distribuidor/ Produtora: California Filmes
Gênero: Drama, Romance
Classificação Etária: 10 anos
Data de Lançamento:  25 de maio de 2012
Tempo de Duração: 1h 48min
Direção: David Foenkinos, Stéphane Foenkinos
Roteiro: David Foenkinos
Produtores: Marc-Antoine Robert, Xavier Rigoult
Trilha Sonora: Émilie Simon
Fotografia: Rémy Chevrin

Elenco: Audrey Tautou, François Damiens, Bruno Todeschini, Pio Marmai, Joséphine de Meaux

Sinopse
Nathalie tem uma vida tranquila e é casada com François, seu jovem e amado esposo, mas um acidente torna sua vida mais solitária e ela precisa aprender a recomeçar a viver.

NETFLIX | A DELICADEZA DO AMOR (CRÍTICA)
Roteiro
Direção
Elenco
Fotografia
Trilha Sonora
4.3Pontuação geral
Avaliação do leitor: (0 Votos)

Comentários

comentários