CRÍTICA | MANCHESTER À BEIRA-MAR
Direção
Roteiro
Elenco
Fotografia
Trilha Sonora
4.2Pontuação geral
Avaliação do leitor: (0 Votos)

A corrida para o Oscar já começou e os filmes favoritos à indicação estão saindo e logo receberão a resposta do público. Um dos gêneros preferidos da academia é o drama e Manchester à Beira-Mar chega atendendo a essa preferência sendo um forte candidato a diversas categorias da premiação.

Lee é um homem amargurado e difícil de lidar e se vê tendo que voltar à sua cidade, Manchester, depois da morte de seu irmão e tendo que lidar com a guarda de seu sobrinho adolescente. Além dos novos problemas, fantasmas do passado voltam para assombrá-lo ficando cada vez mais difícil sua permanência na cidade.

Casey Affleck, que apesar de ter bons filmes em sua carreira sempre foi mais conhecido como o irmão do ator Bem Affleck.

Maior parte do elenco é desconhecido, mas ainda tem nomes como Casey Affleck (O Assassinato de Jesse James Pelo Covarde Robert Ford, 2007), Michelle Williams (Sete Dias Com Marilyn, 2011) e Kyle Chandler (Friday Night Lights, 2006 – 2011). Kyle Chandler tem o menor papel porque é o irmão de Lee, mas Michelle Williams, que não tem muito tempo de tela também, é extremamente intensa quando aparece e suas cenas são algumas das mais emocionantes do filme.

O verdadeiro astro é mesmo Casey Affleck, que apesar de ter bons filmes em sua carreira sempre foi mais conhecido como o irmão do ator Ben Affleck, “irmão menos talentoso” por muitos. Mas Casey vem para derrubar isso e mostrar um homem amargurado e assombrado pelo passado de maneira que poucos atores poderiam fazer. Usando muitos momentos de silêncio, até desconfortáveis por vezes, seu personagem se mostra como um pária social que evita muita proximidade e envolvimento com as pessoas. Diferente do que a maioria faz com personagens dramáticos, seus momentos de explosão não vem com gritos, choros e um overacting, mas em brigas de bar e o maior distanciamento dele.

A direção é de Kenneth Lonergan (Margaret, 2011) e é um dos pontos altos do filme. Mantém durante todo o tempo um drama pesado que é ajudado pelo clima de inverno e neve na cidade. O roteiro, também do diretor que foi um dos autores de Gangues de Nova York, é muito bem escrito e tem diálogos que combinam com os personagens e combinados com a direção são orgânicos, as pessoas discutem por cima das outras e cada pequeno acontecimento adiciona na construção do personagem.

Michelle Williams é extremamente intensa quando aparece e suas cenas são algumas das mais emocionantes do filme.

A acidez de personagens com piadas em horas erradas, situações que não deveriam ser engraçadas provocam leves risos mas sem tirar o drama do filme. Esse clima mais denso é bem marcado pela boa trilha sonora que conta com músicas clássicas, jazz e até canto gregoriano.  Manchester é uma cidade em New Hampshire, próxima a Boston e tem muitos católicos, os cantos trouxeram algo de diferente, mas contribuem para a dramaticidade.

Apesar de ser produzido por Matt Damon, que dizem ter sido a primeira escolha para protagonista, e ter Casey Affleck e Michelle Willians que são grandes nomes no elenco, o ar de filme independente é muito presente no filme. Provavelmente indicado ao Oscar, Manchester à Beira-Mar chega como forte candidato principalmente nas categorias de direção, roteiro, atuação para Kenneth Lonergan, Casey Affleck, Michelle Willians. A academia realmente aprecia dramas mais densos e contidos que mostrem boa atuação, mas não retira o mérito do longa que é uma boa escolha para quem gosta do estilo e quer assistir uma excelente atuação de Affleck.

Ficha Técnica


MANCHESTER À BEIRA-MAR (Manchester by the sea)
Distribuidor: Sony Pictures
Gênero: Drama
Classificação Etária:
Data de Lançamento:  19 de janeiro de 2017
Tempo de Duração: 2h e 18 minutos
Direção: Kenneth Lonergan
Roteiro: Kenneth Lonergan
Produção: Matt Damon, John Krasinski
Diretora de Fotografia: Jody Lee Lipes
Segunda Câmera:Michael C. Fuchs

Elenco: Casey Affleck (Lee Chandler), Michelle Williams (Randi Chandler), Kyle Chandler (Joe Chandler), Lucas Hedges (Patrick), Gretchen Mol (Elise), C.J. Wilson (George), Tom Kemp (Stan Chandler), Tate Donovan (Hockey Coach)

Sinopse:

Lee Chandler (Casey Affleck) é forçado a retornar para sua cidade natal com o objetivo de tomar conta de seu sobrinho adolescente após o pai (Kyle Chandler) do rapaz, seu irmão, falecer precocemente. Este retorno ficará ainda mais complicado quando Lee precisar enfrentar as razões que o fizeram ir embora e deixar sua família para trás, anos antes.

Comentários

comentários