CRÍTICA | FRAGMENTADO
Direção
Roteiro
Elenco
Fotografia
Trilha Sonora
4.0Pontuação geral
Avaliação do leitor: (1 Voto)

‘TERROR ALTAMENTE EFICIENTE E TENSO’

A mente humana é algo ainda misterioso e novo para nós. A ciência e todo o seu estudo de anos não conseguiram desvendar nem a metade de toda a nossa capacidade cerebral e a força que exercemos com o poder da mente. Com uma parcela desconhecida, muitos são as teorias e debates acerca do assunto. Um campo fértil para o entretenimento, principalmente na área do cinema, que todos os anos produz materiais que acabam caindo no clichê, mas outros de muito bom gosto e qualidade, ganhando não só cada vez mais telespectadores, mas também prestígio.

Transtorno de ansiedade, ataques de pânico e distúrbio de personalidade, são temas bem comuns nas produções dos filmes, quando se trata do mundo da psicanálise. Com uma dose de ficção e suspense, esses filmes costumam chamar a atenção da sociedade para os transtornos e fermenta essa discussão tão socialmente importante. Um dos diretores que mais utiliza dessa abordagem em suas produções é o diretor M. Night Shyamalan (A Vila, 2004). Famoso por grandes produções, M. Night surpreende mais uma vez, com Fragmentado, mantendo a mesma linha de suspense e tensão dos filmes anteriores.

Kevin (James McAvoy), um paciente psiquiátrico que possui 23 personalidades diferentes.

A produção trata da história de Kevin (James McAvoy), um paciente psiquiátrico que possui 23 personalidades diferentes, conseguindo revezá-las quimicamente apenas utilizando a força de seu pensamento.  Um dia, ele sequestra três adolescente que encontra em um estacionamento. Vivendo em cativeiro, as jovens precisam encontrar uma saída enquanto conhecem as diversas facetas de Kevin.

Com uma produção impecável, Fragmentado é um filme de terror altamente eficiente e tenso que maximiza o seu cenário claustrofóbico.  O roteiro, também assinado por Shyamalan, utiliza de truques psicológicos com excelência em todos os seus aspectos técnicos. Ponto impecável, com uma pesquisa minuciosa, não deixa oportunidade para dúvidas em relação ao tema, tendo casos verídicos citados, junto a fontes científicas, comprovando a veracidade do distúrbio de identidade e como podemos lidar com pessoas que são acometidas por essa doença.

Mesmo com uma roteirização contundente, o elenco é que convence com sua interpretação. A escolha coube muito bem em cada papel, principalmente do ator James McAvoy ( X-Men: Apocalipse, 2016), que interpreta Kevin Wendell e sua “turma”, encerrando de vez qualquer dúvida relacionada à sua capacidade de atuação. O astro consegue incorporar de forma única cada uma de suas personagens. Desde o olhar, os gestos das mãos, a forma de andar, a voz, tudo executado de forma minuciosa e detalhista, sem chegar perto do caricato e do bizarro, deixando visível a dedicação ao papel.

James McAvoy consegue incorporar de forma única cada uma de suas personagens.

M.Night consegue criar um suspense incrivelmente provocador, e o mais desenvolvido e eficaz em anos, com fortes aspectos emocionais, com espaços fechados e combinações múltiplas. Um filme que causa medo e nunca para de surpreender com o inesperado, oferecendo um mergulho vertiginoso no psicológico humano. Tem como objetivo nos manter sempre em dúvida, e nesse aspecto, Fragmentado é um sucesso retumbante, mesmo que em alguns momentos, o filme seja um tanto quanto absurdo.

Um suspense de sequestro onde o perigo provém dos outros, mas onde o terror de verdade vem de dentro, misturando entre diversão e momentos emocionalmente impactantes. Ótima oportunidade para assistir todo o talento de M. Night e James McAvoy e se deparar com a nossa capacidade humana de se reinventar.

Ficha Técnica


FRAGMENTADO (Split)
Distribuidor: Universal Pictures
Gênero: Suspense, Fantasia e Terror
Classificação etária: 14 anos
Data de Lançamento: 23 de Março de 2017
Tempo de Duração: 1h 57 min
Direção: M. Night Shyamalan
Roteiro: M. Night Shyamalan
Produção: M. Night Shyamalan, Jason Blum e  Marc Bienstock, Steven Schneider e Kevin Scott Frakes
Diretor de Produção: Marc Bienstock

Elenco: James McAvoy (Dennis/Patricia/Hedwig/Labête/Kevin Wendell Crumb/Barry/Orwell/Jade); Anya Taylor-Joy (Casey Cooke); Betty Buckley (DR. Karen Fletcher); Haley Lu Richardson (Claire Benoit); Jessica Sula (Marcia); Brad William Henke (Tio John); Sebastian Arcelus (Casey’s Father); Neal Huff (Mr. Benoit); Jai, Hooters Lover (M. Night Shyamalan); Hannah (Kim Director) e David Dunn (Bruce Willis)

Sinopse: Kevin (James McAvoy) possui 23 personalidades distintas e consegue alterná-las quimicamente em seu organismo apenas com a força do pensamento. Um dia, ele sequestra três adolescentes que encontra em um estacionamento. Vivendo em cativeiro, elas passam a conhecer as diferentes facetas de Kevin e precisam encontrar algum meio de escapar.

Comentários

comentários