‘EXPOCINE EXIBE TECNOLOGIAS PARA ADAPTAR CONTEÚDO A CEGOS E SURDOS’

Em 2017, 50% dos cinemas das redes com mais de 21 salas deverão estar equipados com tecnologias capazes de fornecer conteúdo acessível a deficientes visuais e auditivos. Para os exibidores menores, 30% das salas serão obrigadas a apresentar estes recursos no mesmo prazo. Em 2018, todos os complexos de cinema do País vão precisar estar completamente adaptados a esta realidade.

expocine_surdos_cegos_2

A corrida das redes para atender à nova legislação já havia se iniciado em janeiro deste ano, com a entrada em vigor do Estatuto da Pessoa com Deficiência. Mas teve de ser acelerada após a divulgação da Instrução Normativa 128/2016, da Agência Nacional do Cinema (Ancine), que antecipou em dois anos a obrigatoriedade.

 

“É um tempo muito curto de adaptação e é necessário um amplo estudo das tecnologias disponíveis dentro e fora do País até se chegar à conclusão de qual solução melhor se enquadra para cada tipo de cinema. O mercado está agitado diante deste cenário”, afirma Marcelo Lima, diretor da Expocine, maior feira voltada ao mercado cinematográfico na América Latina.

Algumas dessas tecnologias serão exibidas na capital paulista entre os dias 16 e 18 de novembro, durante a Expocine, que reunirá os principais exibidores, distribuidores e fornecedores nacionais e internacionais do setor audiovisual.

Dispositivos colocados nas poltronas para o espectador ler as legendas closed caption, óculos eletrônicos que exibem nas lentes a imagem do intérprete ou o texto das legendas, aplicativos de celular que amplificam o áudio do filme e ferramentas que fornecem a audiodescrição em tempo real são algumas das soluções que o mercado conhecerá de perto na feira.

“Trata-se de uma realidade propagada internacionalmente, com efeitos positivos para o mercado e o público. O grande problema da legislação brasileira que precisa ser solucionado é a obrigatoriedade da adoção de linguagem de Libras (Língua Brasileira de Sinais). Não está claro se este recurso deverá aparecer na tela para todos os espectadores e como fazer isso sem atrapalhar a experiência de assistir ao filme”, explica Marcelo Lima.

EXPOCINE

Data: 16, 17 e 18 de novembro de 2016

Local: Centro de Convenções Frei Caneca (R. Frei Caneca, 569 – Consolação, São Paulo – SP)

Horário: 9h ÀS 18h

 

 

Comentários

comentários