‘AMÉRICA RESPIRA NFL’

O Futebol Americano é um dos esportes preferidos nos Estados Unidos e sua popularidade pelo mundo vem crescendo cada vez mais. Sendo uma paixão nacional é natural que tenham livros, filmes e séries sobre o assunto. Hollywood não deixa a desejar em suas produções sobre esportes e o futebol americano está entre os preferidos dessas produções. Por ser um esporte que para a cada jogada não tem uma continuidade longa, ajuda a criar cenas mais trabalhadas e ensaiadas, diferente do futebol, chamado por eles de soccer, que até hoje não teve uma estreia de expressão nas telonas e séries.

Com o Super Bowl 51 (final do campeonato), nossa tripulação preparou uma lista de filmes para entrar no clima e ajudar a entender um pouco mais dessa paixão americana que de vez em quando aparece nos cinemas:

 

Um Domingo Qualquer (1999)

Dirigido por Oliver Stone, o filme que mostra mais pontos de vista sobre o esporte. Conta a história do Miami Sharks dando espaço para todos os personagens como técnico, donos, jogadores novos e experientes, médicos e mídia. Elenco com Al Pacino, Jamie Foxx, Cameron Diaz, Dennis Quaid, LL Cool J Matthew Modine.


Duelo de Titãs (2000)

Denzel Washington é um técnico de colegial recém-chegado e tem que lidar com a desconfiança de todos, questões raciais e desunião do time por isso. O filme mostra como o esporte pode unir as pessoas em uma época muito forte do racismo nos Estados Unidos.

 

Invencível (2006)

O Philadelphia Eagles é um dos times mais populares na NFL (Liga de Futebol Americano). Invencível conta a história real de Vincent Papale, interpretado por Mark Whalberg, um torcedor que havia perdido tudo e se tornou profissional pelo seu time de coração e o jogador mais velho a ser um novato na liga.

 

Um Sonho Possível (2009)

Filme que rendeu o Oscar de melhor atriz para Sandra Bullock e também uma histórias mas mais recente. O filme apresenta a história de Michael Oher, um jovem negro e de vida difícil que foi adotado por uma família branca de alta classe. Bem focado na relação com sua mãe Um Sonho Possível foi indicado ao Oscar de melhor filme e Michael Oher é hoje um jogador profissional da NFL já tendo sido campeão do Super Bowl uma vez.

 

A Grande Escolha (2014)

Diferente dos filme anteriores, A Grande Escolha mostra uma outra parte do esporte, o chamado “draft” que é um evento que os times escolhem jogadores recém saídos das universidades para compor seu elenco. Uma medida que busca manter a competitividade já que os piores times nos anos anteriores tem direito a escolher primeiro podendo ganhar o melhor jogador, mas essa ordem pode ser trocada e serve como moeda entre os times. É nesse ambiente que se conta a história de um dirigente interpretado por Kevin Costner, ele tem que descobrir as melhores escolhas para seu elenco.

Bônus: Last Chance U (2016) – série Netflix

Série documental da Netflix que segue o time da East Mississipi Comunity College, a última chance que jovens tem de se provar capazes para o futebol universitário. A equipe acompanha técnico, jogadores, orientadores educacionais e todos os dramas que passam em busca de seus sonhos.

Comentários

comentários